quarta-feira, 10 de junho de 2009

CURIOSIDADES

Stress não é uma doença, é uma reação do organismo a uma ou mais sobrecargas.
Trânsito, problemas financeiros, profissionais, familiares, situações de vida, doenças, álcool, drogas, acidentes, correria, insegurança, dificuldades com chefes, colegas, carro quebrado, Marginal parada, etc., fazem nosso corpo produzir excesso de dois hormônios, Adrenalina e Cortisol.

Importante:

1) Não precisa acontecer uma sobrecarga exagerada para estressar. Às vezes vários pequenos fatores se acumulam e sobrecarregam o organismo.
2)
Sobrecargas “boas” também podem estressar. Exemplos: comprar, reformar, construir casa, promoção no trabalho com novos desafios, casamento, ganhar na loteria e ter que investir o dinheiro X.
Com o tempo aprendemos a controlar, administrar e conviver com os problemas que nos sobrecarregam e causam ansiedade. Cada pessoa tem um limite de problemas que ela consegue administrar, isso é individual.
Você não precisa se livrar de todos os seus problemas para melhorar, basta chegar à quantidade que você consegue administrar sem estressar.
Disponível em : kidicas.com
  • Dicas para evitar o strees


    Reconheça seus Limites: Quando você estiver com algum problema que não pode ser resolvido naquele momento, não lute contra ele. Aceite-o até chegar o momento certo de resolvê-lo.
    Compartilhe seu Stress: Conversar com um amigo sobre seus problemas e preocupações podem ajudar você a aliviar suas tensões e a chegar a um insight que lhe auxiliará a encontrar uma solução. A ajuda de um profissional (psicólogo, psiquiatra ou assistente social) pode ajudá-lo a evitar problemas mais graves no futuro.
    Cuide-se:
    Procure descansar o suficiente e alimentar-se bem. Se você não estiver descansado e alimentado adequadamente, terá menor capacidade de lidar com o stress.
    Pratique Atividade Física: Quando você fizer qualquer atividade física (correr, caminhar, jogar tênis ou cuidar do jardim) estará aliviando a sensação de “opressão”, relaxando os músculos.
    Lazer:
    Na sua agenda deve sempre ter um espaço para o trabalho e para o lazer, pois ambos são importantes para o bem estar. Diversificar a rotina diária ajuda a relaxar e evitar o stress.
    Seja Participante
    : Ficar isolado pode trazer frustração. Tente manter um bom convívio social, seja prestativo a um vizinho, participe como voluntário das organizações assistenciais. Este é um bom motivo para fazer novas amizades e tornar a vida mais interessante.
    Relaxe:
    Esqueça por alguns momentos da sua agenda, dos compromissos e das preocupações. Permita-se o prazer de apenas ser.
    Evite a Automedicação: O medicamento poderá aliviar sua tensão temporariamente, mas não removerá a sua causa. Alguns medicamentos podem criar hábito e produzir mais do que aliviar o stress. Portanto use-os apenas com orientação médica.Organize-se: Faça uma listagem das suas tarefas e execute-as pela ordem de importância.
    Aceite Errar:
    Tente ser cooperativo e não confrontar a todo instante. Assim você e as pessoas de suas relações se sentirão mais agradáveis. Não tente estar certo sempre.
    Chore: Chorar alivia a ansiedade e pode evitar uma enxaqueca.Inspire: Inspirar profundamente alivia a tensão.
    Crie um Ambiente Calmo:
    Nem sempre podemos evitar as dificuldades que encontramos. Porém, podemos sonhar e criar um cenário de muita tranquilidade para escapar uma situação conflitiva. Por exemplo: leia um bom livro, escute uma música agradável, crie uma sensação de paz e tranqüilidade.

Disponível em : http://www.vocesabia.net/saude/dicas-para-evitar-o-stress/

Depressão: portão do inferno


Tanto se fala em depressão – esse mal que assola o século XXI, que na minha inocente curiosidade resolvi experimentar, através de uma semente de amor que tinha tudo para brotar, mas foi corrompida. Como poderia descrevê-la... eu diria que a depressão se compara a uma visita ao inferno sem ter morrido. Perde-se a referência no mundo, você se vê como um amontoado de sentimentos confusos, tudo que antes fazia sentido perde o valor... é como caminhar descalço sobre espinhos de rosas e não ver nenhuma saída para curar os pés que sangram a cada passo. Eis um inimigo terrível, implacável, sem dó. Todos os seus medos são colocados à sua frente, imaginários na verdade, mas para quem está sob o domínio da depressão, parecem monstros sanguinários que te devoram aos poucos, aumentando a angústia. Os pensamentos passam a ser traiçoeiros; às vezes, dependendo do grau de espiritualidade da pessoa, surgem lampejos de luz para iluminar as trevas por onde se caminha. Os amigos não fazem noção do tamanho do buraco; no começo até tentam dar uma força e incentivar a sair da depressão, mas logo perdem a paciência – têm outros interesses na vida, e vão embora, justamente quando deveriam ficar e dar a mão. Aí a pessoa se sente sozinha e o diabo fica à espreita, torcendo e cutucando para que ela desistir e entregar-lhe a alma
Resumindo: depressão é o purgatório em vida. Pessoas da minha faixa etária já devem ter ouvido seus avós falarem que os cristãos com pecado, antes de irem para o inferno, Deus manda ao purgatório, ali se arrependem e seguem para o céu, ou caem de vez nas profundezas do inferno. Para quem está nessa situação, restam apenas 3 caminhos: 1- Desistir de viver; 2- Se entupir de medicamentos (como a depressão dá lucro para alguns setores...) 3- Olhar para cima. Sim, olhar para cima. Descrente por mais de 30 anos, confiando somente no meu conhecimento e saber, do fundo do poço observei que o céu mudava em questões de segundos, passei a olhar em volta e vi a grandiosidade de uma obra perfeita. Independente de rico ou pobre, branco ou azul, todo Homem entra e sai deste mundo da mesma forma, percebi que há uma sabedoria regendo tudo, não uma sabedoria de outro planeta como a TV está querendo implantar agora, mas uma Sabedoria Única, Verdadeira, que não se corrompe com o passar dos séculos. Do purgatório se nasce para uma nova vida – nossos avós tinham razão, e tudo fica para trás, como se fossemos resgatados. Cada dia começa a ter um significado diferente, não é mais um dia após o outro, é uma nova oportunidade de se desenvolver em todos os sentidos a cada amanhecer.
Quem escapa das garras da depressão, nunca mais quer voltar. É uma experiência única, a minha durou 10 dias. O lado bom é que passei a entender (não a concordar nem aceitar) porque o mundo parece tão perdido, a violência aumentando, a falta de respeito pelo ser humano, os abusos... Modéstia à parte, se eu - que nunca fui muito chegada a sentimentalismo e levava a vida de maneira objetiva, fraquejei na presença da depressão, fico a imaginar homens e mulheres sem objetivos de vida, sem estudo, pobres de alma, como devem ser presas fáceis e escravos desse sentimento nefasto da nova era.
E saber que basta olhar para cima e notar a existência de uma Inteligência Superior para tudo se acalmar, mas o Homem continua ignorante apesar de toda a sua ciência e não aprende com os exemplos mais simples da natureza. Não é uma tarefa muito fácil também, requer desprender de valores falsos, abdicar velhos conceitos, fazer uma limpeza na alma... nem todos estão dispostos a isso, querem que o mundo melhore sem abrirem mão de tudo que os aprisiona numa visão pequena da dimensão do Universo e do Criador.

Disponível em: www.artigonal.com/cronicas-artigos/depressao-portoes-do-inferno-

Nenhum comentário:

Postar um comentário