segunda-feira, 8 de junho de 2009

NOTÍCIAS NA MÍDIA

O estresse está à sua frente?

Portal e-Learning Brasil

Em várias situações do cotidiano o estresse tem sido apontado como o vilão responsável pela ‘explosão’ emocional. Em determinados momentos, gera conflitos ou, então, tornou-se o ponto inicial para a falta de motivação das pessoas. E isso vale tanto para a vida pessoal quanto profissional. Seja por um motivo ou outro, a realidade mostra que o estresse é um fator presente na vida de qualquer pessoa e ninguém está livre dele. Dessa forma, o que resta ao homem é saber administrar os fatores considerados estressores e, assim, garantir uma melhor qualidade de vida seja junto à família, aos amigos e no ambiente de trabalho.
Uma pesquisa apresentada em maio de 2007, durante a realização do 160º Congresso Anual da Associação Americana de Psiquiatria, em San Diego (EUA), revelou que problemas relacionados à depressão, como distúrbios do sono, fadiga extrema e falta de concentração aumentam o impacto da doença na vida do profissional. E isso, vale destacar, pode acontecer principalmente junto a pessoas que ficam mais expostas à competitividade e, conseqüentemente, tornam-se mais vulneráveis ao estresse. O estudo apresentado no congresso norte-americano apontou ainda que quando esses sintomas manifestam-se de forma simultânea elevam significativamente os custos para o tratamento. A pesquisa, realizada com aproximadamente 14 mil funcionários de duas empresas americanas, fez uma avaliação da estimativa dos profissionais em relação à produtividade no trabalho (presenteísmo) e aos gastos com a saúde do trabalhador.As pessoas que fizeram parte desse estudo e que relataram apenas depressão apresentaram aumento no custo anual das organizações e aquelas que afirmaram ter fadiga ou problemas do sono associados à depressão tiveram a média anual de custos majoradas
Segundo Márcia Merquior, psicanalista e responsável pelo Departamento de Avaliação do Estresse Emocional da Vita Check-up Center, no Rio de Janeiro, é somente com um bom gerenciamento do problema que as pessoas serão capazes de reduzir os níveis de estresse e conduzir, com mais eficácia, as constantes pressões diárias, cada vez mais presentes no cotidiano.“O trabalho excessivo que leva a uma invasão da vida pessoal, com empobrecimento da qualidade de vida, promove uma sensação constante de desconforto e angústia que podem sim se tornar crônica e levar a uma tendência depressiva, principalmente quando há também ausência de reconhecimento e premiação pelo esforço empreendido”, afirma Márcia Merquior, ao acrescentar que, no entanto, os indivíduos devem sempre ter em mente que, para se configurar realmente um quadro depressivo, este é também determinado por uma tendência subjetiva da pessoa em questão
Quando questionada sobre as razões que levam as organizações a se tornarem um campo propício para a o surgimento do estresse e da depressão entre os profissionais, a especialista afirma que o nível maior de alienação do processo produtivo imposto pelas novas tecnologias, as pressões por resultados cada vez mais competitivos.
Ela comenta que o estresse continuado, cronificado no nível três, por exemplo, onde existe um sentimento de “guerra perdida”, ou seja, de impotência diante das pressões cada vez mais fortes e abrangentes, leva à exaustão física e emocional e ao possível aparecimento de algumas doenças, tais como hipertensão, gastrite, alergias reincidentes, tendência ao alcoolismo ou à dependência de drogas. O surgimento dessas doenças, por sua vez, vem aumentar a ansiedade de “não conseguir dar conta do recado”, alimentando um ciclo vicioso e perverso.

Disponível em:
http://www.administradores.com.br


Empresas ajudam funcionários com depressão

A doença é bastante custosa para as empresas norte-americanas. Segundo estimativas, são dezenas de bilhões de dólares gastos.
Investir em programas contra a depressão pode ajudar tanto os funcionários quanto as próprias empresas. Segundo pesquisadores norte-americanos, os funcionários que participaram de um programa de auxílio no próprio ambiente de trabalho tiveram menos sintomas da doença e foram bem mais produtivos.O estudo analisou os casos de 604 funcionários com depressão que tiveram auxílio das empresas onde trabalhavam.

Disponível em:
http://opiniaoenoticia.com.br/


Estudo mostra que o impacto da depressão na vida profissional é ampliado por problemas concomitantes

A depressão, conhecida por reduzir a produtividade de profissionais, pode causar prejuízos ainda maiores quando associada a outras condições como fadiga, problemas relacionados ao sono e ansiedade, de acordo com um estudo apresentado no 160º Congresso Anual da Associação Americana de Psiquiatria, realizado em San Diego1.
O trabalho mostra ainda que a ocorrência simultânea de fadiga ou de transtornos ligados ao sono aumentam, significativamente, os custos de saúde relacionados à depressão. A pesquisa utilizou dados de aproximadamente 14 mil funcionários de duas grandes empresas norte-americanas.
Analisaram-se informações sobre gastos com saúde e presenteísmo (estimativa dos funcionários em relação à própria produtividade no trabalho) para avaliar o impacto da depressão. Entre as dez condições físicas e mentais avaliadas mais prevalentes, a depressão apresentou o impacto mais negativo na produtividade profissional – efeito ampliado com a existência de fadiga, distúrbios do sono e ansiedade, problemas freqüentemente concomitantes ao transtorno depressivo.
Além disso, enquanto a depressão influenciou significativamente na produtividade dos funcionários, mesmo quando não existiam outras condições associadas, cujas conseqüências na ausência de depressão não foram relatadas.“Enquanto a depressão por si só tem um importante impacto econômico, os prejuízos no trabalho e nos custos relacionados à saúde podem ser consideravelmente aumentados quando funcionários deprimidos sofrem também de outros problemas”, explica C. Kessler, Ph.D., Professor de Políticas de Saúde da Harvard Medical School, Boston, EUA.
“Estas constatações mostram que devemos identificar e minimizar os múltiplos fatores associados à depressão o quanto antes , a fim de reduzir sua sobrecarga.”, alerta Kessler.

Disponível em:
http://www.jornalocal.com.br

Insônia - Dicas para uma boa noite de sono

Para compreendermos as principais dicas para uma boa noite de sono, primeiro temos que saber o que é insônia:Insônia: Pode ser a dificuldade tanto de iniciar como de manter o sono, manifestando-se de forma crônica ou transitória. Entre as causas estão depressão, ansiedade, estresse, abuso de substâncias estimulantes, uso de hipnóticos por tempo prolongado, má higiene do sono e, raramente, causas orgânicas desconhecidas.
Dicas para uma boa noite de sono:1) Mantenha seu dormitório arejado durante o dia, escuro à noite.

2)Evite álcool e bebidas cafeinadas.
3)Evite luz intensa durante a noite, pois por vezes ela pode estimular o alerta e afastar o sono. Entretanto, exponha-se à luz do dia pela manhã, ela pode ajudar a regular seu início do sono à noite.
4)Faça refeições leves (não vá dormir com fome nem após ter comido muito)
5)Estabeleça horários regulares de dormir e acordar, segundo o seu organismo. Isso favorece o estabelecimento de um ritmo.
6) Não cochile durante o dia (exceto pessoas idosas onde pode ser aconselhado apenas um cochilo à tarde)
7) Evite atividades à noite que possam estimular o alerta, como computadores, Internet, televisão, leitura, etc. Obs: Para alguns poucos insones, a TV e a leitura podem estimular o sono.
8)Banhos quentes devem ser evitados, mas banhos com temperatura morna podem ajudar.
9) Evite ler, assistir TV e ingerir alimentos na cama.
10)Evite exercícios físicos próximos da hora de dormir, mas favoreça a prática adequada de exercícios físicos durante o dia.

Minutos antes de dormir:
1 - Vá para cama quando tiver sono, se você acha que não sente sono, investigue a que horas você apresenta seu primeiro cochilo no período da noite.
2 - Se incapaz de dormir, saia da cama e retome atividade relaxante em ambiente de pouca luminosidade.
3 - Retorne para a cama apenas com sono, para associar a cama com “dormir”.
4- Não fique controlando o passar das horas no relógio, isso pode acentuar a sensação de não dormir.Deixe as preocupações longe da cama e… Boa Noite!

Disponível em :
http://www.via6.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário