quarta-feira, 10 de junho de 2009

TEXTO RELACIONADO A COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Conceituação do estresse

CHIAVENATO (2005), o estresse é uma condição intrínseca à vida moderna. Exigências, necessidades, urgências, prazos a cumprir, atrasos, metas e objetivos a alcançar, falta de meios e de recursos, expectativas dos outros, indefinifições e uma infinidade de limites e demandas sobre as pessoas fazem com que elas se exponham ao estresse. Não é fácil conviver com tantas demandas e incertezas a respeito de sua consecução. O esresse persegue as pessoas no contexto organizacional. Algumas pessoas conseguem administrá-lo adequadamente e evitam suas consequências.Outras sucumbem seus efeitos e mostram claramente seus sinais em seus comportamentos.
O estresse envolve três componentes principais: o desafio percebido, o valor importante e a incerteza da resolução. Vejamos cada um deles:

  • Desafio percebido: O primeiro componente do estresse é o deasfio percebido. O estresse surge da interação entre as pessoas e sua percepção do ambiente ( não necessariamente da realidade). O estresse em um trabalhador pode ser causado por boatos ou rumores sobre o fechamento de sua empresa, mesmo que não exista ameaça real.
  • Valor importante: O segundo componente do estresse é o valor importante. O desafio somente causará estresse quando ameaçar algum valor que seja importante para a pessoa. Os rumos do fechamento de uma empresa podem causar estressa a uma pessoa jovem que tem outras oportunidades melhores pela frente.
  • Incerteza da resolução:O terceiro componente é a incerteza da resolução. Casa pessoa interpreta a situação em termos da percepção da probabilidade com que pode lidar eficazmente com o desafio apresentado. Se uma pessoa percebe que pode lidar facilmente com ele, não há estresse. Também existe o efeito antagônico: o estresse é baixo quando a pessoa percebe que não nenhuma possibilidade de que le seja resolvido. O estresse máximo ocorre quando a dificuldade percebida no desafio está aproximadamente no mesmo nível da capacidade que a pessoa sabe que tem para atender ao que é solicitado. À medida que o nível de dificuldade e o nível de capacidade se aproximam, o resultado se torna cada vez mais incerto. E é essa incerteza em relação ao desafio que gerao estresse e não o medo de um resultado negativo.

PRINCIPAIS CAUSAS DE ESTRESSE NO TRABALHO:

  • Sobrecarga de trabalho;
  • Pressão de tempo e urgência;
  • Supervisão de baixa qualidade;
  • Clima político de insegurança;
  • Autoridade inadequada na delegação de responsabilidades;
  • Ambiguidade de papel;
  • Diferenças entre os valores individuais e organizacionais;
  • Mudanças dentro da organização;
  • Frustração.

FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento organizacional: a dinâmica das organizações/2.ed.-Rio de Janeiro: Elsevier, 2005

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